Perdas no estoque são sempre um sério problema para o setor de logística. Tal falha, quando não identificada e superada imediatamente, pode vir a gerar grandes prejuízos à empresa e, por isso, merece uma atenção especial.

Se você tem passado por esse problema ou mesmo deseja se tornar um gerente logístico mais eficiente e assegurar que o negócio não enfrente esse tipo de dificuldade, não deixe de conferir o que preparamos para hoje!

Como a proposta de nosso blog é fornecer conteúdos que lhe sejam realmente úteis, listamos 7 dicas para que você melhore os processos e reduza as perdas no estoque de sua empresa.

O que causa as perdas no estoque?

Antes de o ajudarmos a solucionar o problema, é importante conhecer as raízes desses males. Afinal, muitos gerentes logísticos não conseguem ver em que estão falhando, e isso só aumenta o tamanho do prejuízo.

A gestão de estoque é um processo muito importante dentro de uma empresa e, exatamente por isso, às vezes pode parecer difícil e complexo de se realizar. No entanto, essa é apenas uma falsa impressão.

Mas, quais as principais causas de perdas de estoque em uma empresa? Ora, existem situações que podem gerar muitas dores de cabeça, como:

  • furto de mercadorias (seja por agentes internos ou terceiros);

  • avarias em produtos (causadas por problemas estruturais ou deslocamento inadequado de cargas);

  • falhas no registro de entrada e saída de mercadorias;

  • falhas operacionais (vender um produto mais recente no estoque e deixar um mais antigo de lado, por exemplo).

Como melhorar os processos e superar esse problema?

Ao analisarmos as causas desse problema, percebemos que muitos deles derivam de processos ineficientes e arriscados. Como a logística é uma área muito minuciosa, em que detalhes fazem toda a diferença, você deve buscar aperfeiçoar esses processos de maneira estratégica.

Por isso, confira algumas dicas infalíveis:

1. Distribua adequadamente os produtos nos depósitos

Uma distribuição e organização adequada dos produtos nos depósitos pode tornar todo o processo logístico mais rápido e seguro. Assim, procure observar se as prateleiras utilizadas possuem um tamanho apropriado para o tipo de produto e se facilitam a sua visualização.

Além disso, procure organizá-los por setores ou por outro método que ajude os funcionários a encontrar e manusear as mercadorias com segurança.

2. Utilize um software de gestão de estoque

Aproveitar os benefícios desse tipo de tecnologia é essencial para empresas que desejam tornar seus processos mais eficientes.

Os programas de gestão de estoque dão uma visão global sobre os produtos existentes nos depósitos, além de indicarem a localização, a data de entrada e a quantidade de cada item. Dessa maneira, você tem mais controle sobre o estoque e evita perdas existentes em cadastros manuais.

Em resumo, o investimento inicial com a instalação desse recurso tecnológico é superado pelos benefícios e diminuição dos prejuízos causados pelas perdas de mercadorias.

3. Contrate bons profissionais

A seleção e recrutamento de talentos é uma estratégia preponderante para o bom desempenho do seu setor. Por isso, procure se dedicar a esse processo em busca de profissionais capacitados e experientes.

Lembre-se de que um colaborador com formação técnica e experiência para lidar com estoque está menos sujeito a cometer erros e tem mais domínio sobre suas ações, sabendo exatamente como manusear cada tipo de produto.

Ademais, é sempre aconselhável que você invista em treinamento de equipe, procurando manter seu time atualizado e executando boas práticas em seu dia a dia.

4. Faça um inventário rotativo

Implementar um inventário rotativo é outra grande dica para diminuir as perdas no estoque. Esse tipo de inventário é realizado com mais frequência e tem como finalidade encontrar produtos com datas de vencimento mais próximas, por exemplo.

Além do mais, com a aplicação desse tipo de estratégia, você poderá identificar com mais clareza as fontes do problema e, a partir delas, traçar ações para solucioná-lo.

5. Crie uma equipe de gestão de perdas

Outra opção estratégica para minimizar as perdas em sua empresa é a criação de uma equipe de gestão de perdas. Afinal, contar com uma equipe focada e empenhada em reduzir tais índices pode contribuir bastante para a superação desse obstáculo.

Assim, um grupo especializado terá mais controle do estoque e identificará mais rapidamente falhas importantes, evitando que o prejuízo tome proporções ainda maiores.

6. Invista em monitoramento por câmeras

Conforme dito, o furto de mercadorias é uma das grandes causas das perdas de estoque. Enfrentar esse tipo de delito exige um certo investimento, já que pode acontecer de os responsáveis pelos atos serem funcionários da empresa.

Não são raras as notícias de que funcionários envolvidos diretamente com o estoque ou que tenham um acesso facilitado às mercadorias acabam se envolvendo com esse tipo de crime e causando grandes prejuízos aos seus empregadores.

Além disso, cresce no país o número de roubo de cargas, e esse problema não só ocorre durante o transporte, como também nas instalações das empresas.

Desse modo, a sugestão é a adoção de um sistema de monitoramento por câmeras nos galpões, centros de distribuição e depósitos do negócio. Com isso, fica mais fácil monitorar a entrada e a saída de pessoas nesses locais, bem como suas ações.

7. Estimule a prática de liquidações

Perder um produto porque o seu prazo de validade venceu não é nada bom, não é mesmo? Essa é uma falha que poderia ter sido facilmente evitada com um inventário rotativo e a promoção de liquidações pela sua empresa.

Sempre que você identificar produtos obsoletos nas prateleiras, repasse essa informação ao setor responsável, sugerindo que sejam realizadas grandes liquidações.

Além de possibilitar a venda de produtos parados e sem saída, essa estratégia também contribui para o aumento das vendas, podendo ser uma importante aliada do marketing empresarial.

Viu só como as perdas no estoque podem ser evitadas com simples atitudes? Como dissemos, muitas vezes um gerente logístico se prende ao tamanho do desafio e não consegue vislumbrar as inúmeras oportunidades à sua disposição.

Portanto, agora que você teve acesso a todas essas dicas, não perca tempo e comece a colocar em prática as estratégias apresentadas.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer sugerir alguma pauta para o blog? Deixe seu comentário logo abaixo! Sua participação enriquece nosso conteúdo!